Um exercício de roteiro

Dos filmes bacanas que assisto, numa sala de cinema ou em casa, sempre me pego fazendo um exercício de roteiro - extrair a cena que revela a história do filme, a cena chave. É um exercício de concisão que compartilho com os amigos amantes de cinema e de roteiro, mais particularmente. Aqui não há adjetivos, descrições, muito menos o final da história. Você poderá, eventualmente, ouvir a voz dos personagens ao ler o trecho de uma fala ou outra. Assitindo ao filme você poderá concordar comigo ou não, se a cena que escolhi é mesmo a cena chave, afinal as boas histórias podem ser entendidas de diferentes maneiras. Todavia, uma coisa eu garanto: você terá mais da experiência cinematográfica, compreendendo melhor os enredos.

Acompanhe Cena chave e bom filme!

Tropa de elite 2

Tropa de Elite 2, de José Padilha, escrito por Bráulio Mantovani, baseado em argumento de José Padilha, Rodrigo Pimentel e Bráulio Mantovani. “O sistema é foda!” diz o capitão Nascimento na sequência final. Este desalento permanece na expressão dele do início ao fim. O justiceiro linha dura suporta a manipulação manipulando os outros, tenta ferir o sistema com as armas sutis da política ao invés das escopetas de grosso calibre. Mas o sistema é avassalador e auto-sustentável, o poder que é tirado de bandidos chinfrins, ressurge mais cruel e facínora em outros grupos de dominação. No parlamento, que é o retrato fiel da sociedade, por serem justamente eleitos livremente pelo povo, Nascimento aponta o dedo para os políticos: “Aqui, noventa por cento dos senhores devia estar na  prisão”.  Será que ele  está apontando só para os políticos?

Rede social

Rede social, de David Fincher, escrito por Aaron Sorkin, baseado em livro de Ben Mezrich. Mark (Jesse Eiserberg) é um nerd, e isso o incomoda porque mesmo um nerd pode ser um gênio capaz de acertar todas as questões no vestibular. Mark é rejeitado na primeira cena, leva o fora de uma garota no bar Estudantes sedentos. Mesmo depois de se tornar o mais jovem bilionário da humanidade, como criador da rede social na internet, onde milhares de pessoas se relacionam, Mark encontra o perfil da garota que o rejeitou, e não consegue superar aquela que é a sua maior restrição — relacionar-se, seja no campo afetivo, pessoal ou profissional.